O melasma é caracterizado por manchas que aparecem no rosto com maior frequência, mas também podem surgir em outras áreas do corpo.
O quadro tem grande influência da exposição ao calor e ao sol em excesso, e pode surgir no período de gestação ou devido ao uso de anticoncepcionais.
Essas manchas variam a tonalidade do marrom-claro ao mais escuro ou acinzentado, principalmente nas bochechas, sobre os lábios e testa, mas também podem ocorrer em regiões como colo e braços.
Outro fator que também pode estar associado é o “estresse”, pois prejudica o organismo provocando o aumento do processo oxidativo celular.
Logo, gera uma progressão na produção de radicais livres com aceleração do envelhecimento do corpo e piora da pigmentação.
Algumas dicas de tratamento para você que sofre com melasma:
O tratamento se faz por cremes clareadores específicos, uso diário de protetores solares, muitas vezes associados à fotoprotetores orais (cápsulas), nesse caso é super importante procurar um dermatologista para avaliação e tratamento mais adequado.
A vitamina C é a queridinha por profissionais da saúde para esse tratamento dermatológico. Não é atoa que é o segundo ativo mais usado topicamente, ficando atrás apenas dos retinóides. A vitamina proporciona diversos benefícios à pele como:
- Prevenção do envelhecimento devido à ação antioxidante que combate os radicais livres
- Estímulo na formação do colágeno
- Ação na proteção contra danos UV
- Redução de rugas e linhas finas
- Clareamento da pele, mantendo sua tonalidade mais uniforme
- Atuação no sistema imunológico e ação anti-poluição
O mais indicado é usar a substância da vitamina C acompanhado de protetor solar, usar logo pela manhã ao acordar.
E as bases? Quais são as mais indicadas para pessoas que sofrem com melasma?
Como escolher a base certa para pele com melasma?
A base pode ser de média a alta cobertura, mas para se ter um efeito ou resultado mais bonito, a dica mais importante é fazer uma ou mais camadas finas e uniformes sem sobrecarregar.
A base de média cobertura não tem muito segredo na aplicação, enquanto bases de maiores pigmentos, é necessário diluí-la com água termal, feito isso use especificamente um pincel fofo de cerdas naturais de sua preferência para passar o produto no rosto.
Confira agora as 5 melhores bases para peles com melasma:
1. Base Beyoung Color Second Skin 20N
A Beyoung Color Second Skin 20N é uma base de toque super confortável que se adapta ao seu tom de pele, garantindo uma aparência natural, lisa e uniforme, com duração de até 10 horas.
Os benefícios oferecidos são: textura delicada que pode fazer uma ou duas camadas, acabamento matte, efeito segunda pele, anti-idade, minimiza os poros, preserva a hidratação, controla a oleosidade, não transfere, além de ser antioxidante.
Disfarça imperfeições e melhora a firmeza do rosto, indicado para todas as peles, inclusive as mais sensíveis (com melasma).
2. Base Líquida Colorstay Pump
A Base líquida Colorstay Pump Oleosa Sand beige 180 Revlon promove alta cobertura com duração de 24h, além de acabamento matte. Não borra e não transfere na roupa, e ainda mantém a pele hidratada.
Indicada para peles mistas à oleosas. Sua formulação é oil-free e contém FPS 15 oferecendo uma proteção a mais contra o sol, além de durar o dia todo, deixando a pele com aparência natural sem brilho excessivo.
Modo de usar: sobre o rosto limpo, aplique uma pequena quantidade da base com os dedos ou com um pincel adequado. Comece aplicando na zona T depois espalhe o produto para os cantos externos do rosto.
3. Anasol Base Multifunção FPS 75
Anasol multifunção é muito mais que uma simples base, mas um protetor diário que não pode faltar na lista de cuidados com a pele.
Quem tem melasma sabe que um dos produtos que os dermatologistas recomendam são os protetores solares, pois a exposição ao sol sem proteção pode contribuir com as manchas.
Sua fórmula é oil free de toque seco, disfarça as imperfeições, tonaliza a pele e não obstrui os poros.
Contém niacinamida com ação clareadora e bioecolia prébiótico bioprotetor que estimula a proteção natural da microbiota da pele.
Com esses ativos ajudam a manter o rosto saudável, uniforme e hidratado, com 75 vezes mais de proteção UVA e UVB, formulado de maneira a minimizar possível surgimento de alergias.
4. Base Natura Chronos Protetor
Base 3 em 1: clareia, uniformiza e protege, com cobertura natural para disfarçar as imperfeições. Com fórmula um pouco mais grossa que as bases líquidas, com textura musse.
Todos os protetores solares já são clareadores, porém esse Chronos da Natura vem com adicional de ativos que acelera ainda mais esse clareamento.
Contém 0,35% de aroeira que inibe a produção de melanina e reduz as manchas já existentes.
Com 4% de niacinamida ativo com propriedades hidratantes, iluminadora, clareadora, redutora de rugas e reduz tons escurecidos.
Com FPS 70 e FPUVA 25 que protege e previne o fotoenvelhecimento. Indicado para pele com melasma.
5. Adcos Protetor Base
Adcos é uma base fotoprotetora indicado para todos as peles, conhecido por ser muito indicado por dermatologistas para cuidar especialmente das peles mais sensíveis. Possui FPS 55 que garante alta proteção contra agressores da luz do sol.
Repara a pele diariamente combatendo as agressões sofridas do clima e dos anos, deixando a pele mais jovem e revigorada. Pode ser usado após procedimentos estéticos como peeling e laser.
Contém vitamina E para nutrir e combater os radicais livres e o envelhecimento precoce. Ideal para práticas de atividades físicas ao ar livre, pois não deixa escorrer nos olhos e segura a oleosidade da pele.